quarta-feira, 26 de julho de 2017

Mercado de TI: Como a crise afetou as empresas privadas

Muitas empresas privadas sofreram perdas durante a crise financeira que assolou o Brasil. No mercado de TI isso talvez não tenha sido diferente. Acompanhe o texto para conhecer a situação desse setor.



Em crescimento (?)

A área de tecnologia da informação estava em crescimento exponencial nos últimos anos. Afinal, grande parte de nossa rotina é informatizada, seja no trabalhou ou no lazer. Por esse motivo, é de se acreditar que o mercado de TI não sofreu com a crise e ainda está em crescimento. Será? É por conta disso que o ponto de interrogação se faz presente acima.

Pois bem, o Brasil é o país mais tecnológico da América Latina. Ele lidera o ranking porque contém quase 50% dos investimentos na região, sendo seguido por México (20%) e Colômbia (8%).Em 2015, foram investidos US$133 bilhões no setor, sendo que o Brasil foi responsável por US$59 bilhões.

E mais: segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, incluindo hardware, software e serviços, o mercado de tecnologia da informação teve aumento de 9,2% no mesmo ano. Então, é possível dizer que houve crescimento no setor, mesmo com a crise. Afinal, em 2016 o Brasil ainda passava por problemas financeiros, mas a área de TI esteve em crescimento, com estimativas de alcançar 10,7% até 2022.

A empregabilidade de TI

O mercado de TI também possui alta empregabilidade, por conta desse crescimento e pela constante inovação necessária para tanta tecnologia. Os dados que possuímos também são de 2016, tendo 1,3 milhão de pessoas empregadas, e mais de 50 mil postos de trabalho à espera de profissionais qualificados.

Mesmo com os dados um pouco desatualizados, é possível afirmar que a empregabilidade deve continuar aumentando, porque a demanda do setor é imensa, especialmente para pessoas que são aptas para identificar nichos e criar novas tecnologias, não somente para aquelas que conseguem desenvolver o que já existe.

Isso acontece porque há necessidade de inovações para facilitar ainda mais os processos corporativos, reestruturando-os para garantir ainda mais agilidade, com redução de custos. Por esse motivo, apresentamos um dado alarmante: até 2020, o déficit de profissionais de TI qualificados pode chegar a 408 mil.

Segundo a organização Code.org, até esse período, deverão ser abertas 1,4 milhão de vagas no setor, porém apenas 400 mil poderão ser preenchidas. Mas há esperança: muitas universidades e escolas técnicas estão abrindo cursos de graduação e especialização para o mercado de TI, apresentando grande crescimento no número de matrículas. Sendo assim, o investimento é muito válido, já que a colocação no mercado de trabalho pode ser imediata.

O que fazer em tempos de crise?

Uma excelente opção para profissionais da área de TI que estão sem emprego ou que estão inseguros nas suas empresas é investir num concurso público. Os empregos públicos, além dos altos salários e da estabilidade, proporcionam mais qualidade de vida para os profissionais.


Você já pensou em ingressar nessa carreira? Que tal começar a se preparar? O Hamplia Prime é um curso completo de preparação para concursos públicos na área de TI.Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário