sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Dicionário para concurseiros

Se você está iniciando no mundo dos concursos de TI e quer conhecer os termos mais utilizados nesse meio, porque acredita que tornarão mais fácil a sua aprovação, não deixe de conferir o dicionário para concurseiros. Saia na frente nos concursos de TI da sua região!

Atribuições
As atribuições constam no edital (significado adiante) do concurso e se referem às funções que você exercerá se for aprovado, após o ingresso na instituição pública.

Banca
São dois tipos de banca, a organizadora e examinadora. A primeira organiza o concurso, ela foi contratada mediante licitação, pelo órgão público, para elaborar o edital e aplicar as provas, bem como entregar a lista dos classificados.

Já a banca examinadora é formada por professores e especialistas nas disciplinas, para corrigir as provas e avaliar os recursos solicitados pelos candidatos.



Certame

Certame significa o concurso, o procedimento administrativo para classificar pessoas que irão trabalhar no órgão público.

Diário Oficial

É o jornal que publica e oficia os atos da administração pública. Por meio de publicações em sua maioria digitais, são divulgadas também as nomeações de concursados, então seu nome poderá figurar no Diário Oficial, se você conquistar sua vaga em TI!

Edital

Documento que inicia a fase externa do certame, e que informa todas as informações relevantes à seleção. É a lei do concurso, pois informa vagas, cargos, conteúdos, etapas, etc.

Estatutário

Se você conseguir aprovação em um órgão público, para trabalhar na área de tecnologia da informação, será estatutário, isto é, servidor com estabilidade no cargo, além de ter outras vantagens sobre o Regime Jurídico de Direito Público. É um benefício e tanto! Contudo, algumas situações podem causar exoneração do servidor, ou seja, o esvaziamento do cargo.

Gabarito

Modelo onde constam as respostas corretas da prova. Assim, é possível ao concurseiro saber se foi bem ou não na avaliação, antes de sair a sua classificação.

Lotação

A lotação é o futuro local de trabalho do concursado, ou seja, o órgão público onde você irá trabalhar após a sua nomeação (significado abaixo).

Nomeação

Após a aprovação, os classificados começam a ser chamados pelo órgão onde irão trabalhar. Se aceitarem as condições propostas, serão nomeados e aparecerão no Diário Oficial Municipal. Porém, só poderá ser chamado servidor após o ato de posse (abaixo).

Posse

Quando o concursado assina o termo de posse, ele assumiu o cargo do concurso e é servidor daquele órgão público. Nesse documento constarão seus direitos, deveres e detalhes da função.

Reserva de vagas

Algumas vagas são reservadas pelo sistema de cotas. Então, se você é pardo ou negro, deverá preencher a autodeclaração, ou seja, um documento informando a sua raça, para que você faça uma seleção separada.

Validade

Até concursos possuem prazo de validade. Nesse caso, se referem ao tempo em que o órgão poderá chamar aprovados, sem ter que realizar novo certame. Sempre é de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Saia na frente!


Você conheceu alguns dos termos mais comuns em nosso dicionário de concurseiros. Se quiser sair ainda mais na frente, venha conhecer nossos cursos, nós somos especialistas em concursos de TI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário