quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Guia do concurseiro iniciante

Ser concursado é o desejo de muitas pessoas, especialmente por conta dos benefícios inerentes ao cargo. Por esse motivo, ser aprovado em um concurso não é algo fácil, exige dedicação e muitas horas de estudo por conta da elevada concorrência. Para facilitar a rotina do concurseiro iniciante, elaboramos um guia, que você confere abaixo.

Antes do edital

Quando você souber que um concurso de tecnologia da informação foi autorizado, pode estudar para ele antes mesmo de sair o edital. Na verdade, quanto antes, melhor!

Para começar a sua rotina de estudos, tenha como base o último edital do órgão público. Crie metas de estudo, determinando prazos para finalizar uma disciplina. Faça esse cronograma deixando um dia da semana livre, para o descanso e lazer, de preferência sábado ou domingo, para fechar a semana de estudos com confraternização.


Após o edital

Concurseiro iniciante, quando o edital for publicado, extraia as disciplinas que não foram abordadas no presente documento, fazendo uma revisão no seu cronograma de estudos.

Caso você veja que o seu plano de estudos não irá abarcar as disciplinas abordadas no edital, dê prioridade para as matérias com maior peso e número de questões (geralmente as específicas de tecnologia da informação).

Você ainda precisará deixar um dia (ou pelo menos algumas horas) da semana para a vida social. Sua rotina se tornará intensa, mas é preciso ter uma válvula de escape da tensão. Se tiver que deixar alguma atividade de lado, faça isso no período de dois meses antecedentes à prova, quando precisará dedicar-se ainda mais.

Quando essa época chegar, faça pequenas saídas sociais, pois elas serão úteis para relaxar, evitando desgastar-se intensamente.

Nível de rendimento

Tanto antes quanto depois do edital, o plano de estudos deve ser elaborado de acordo com o nível de rendimento. Ou seja:

Primeiramente devem ser estudadas as matérias onde o concurseiro iniciante tiver maior rendimento, dedicando a elas uma carga horária menor, apenas para manutenção do conhecimento;

Em seguida devem-se estudar as outras disciplinas, de modo decrescente de rendimento. Assim, quanto menor o rendimento, maior a ênfase de estudo e maior o tempo para estudo dos assuntos.

Para facilitar o seu planejamento, faça assim:
  • ·         Com rendimento de 80% ou mais, dedique duas horas por semana, dando ênfase aos exercícios (20 a 30 por hora);
  • ·         Para rendimento abaixo de 50%, dedique oito horas semanais, enfatizando o conteúdo teórico (de 10 a 20 exercícios/hora);
  • ·         Se o seu rendimento estiver entre 50 a 80% (intermediário), dedique de duas a quatro horas por semana, mesclando teoria e exercícios.

Avalie-se!

A cada fechamento de disciplina, faça uma avaliação dos seus conhecimentos. A partir daí, concurseiro iniciante, você poderá estudar uma nova disciplina ou então reforçar matérias que demandarem revisão.

Estude também a banca

Você terá ainda mais chances de aprovação se estudar a banca, isto é, a sua abordagem nas provas, como os conteúdos costumam ser cobrados, etc. Faça simulados obtidos de provas anteriores e obtenha um know-how que trará ainda mais conhecimento. Pode ser o seu diferencial!

Faça um curso na Hamplia!

Você já conhece o Hamplia Prime?
Nesse curso abordaremos as disciplinas que são cobradas nos principais concursos do país. Através de teoria e exercícios, nossos professores apresentarão os principais pontos cobrados em concursos, para que você possa aprender de vez o conteúdo e reter o conhecimento até a prova. Traremos questões resolvidas de diversas bancas para garantir que você esteja preparado e seguro para as provas que realizar. 

Serão 144 horas de vídeo aulas em que estaremos focados na SUA aprovação! Clique aqui e conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário