quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O perfil das principais bancas examinadoras dos concursos

Conhecer bem as bancas é um diferencial para o candidato que vai realizar um concurso público, pois se prepara para suas exigências e níveis de dificuldade, evitando os erros e surpresas. Por isso preparamos uma matéria que mostra algumas das principais bancas examinadoras do país e seus perfis.



Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Tipos de concurso: realiza concursos de nível federal, estadual e municipal
Prova: A prova apresenta questões mais extensas, mas sem mistérios, são objetivas. As provas de Português e Direito exigem grande análise e conhecimento literal de leis. Pode ser cobrado exatamente como é escrita.
Pegadinhas: Pode haver uma pegadinha, fique atendendo ao enunciado da questão quando disser “marque a alternativa incorreta”.
Dicas: Pratique questões de provas anteriores, pois elas não mudam muito de concurso para o outro, decore leis e treine redação.

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe)
Tipos de concurso: Realiza concurso do Banco do Brasil e de analista e técnico do Banco Central.
Prova: A prova apresenta questões multidisciplinares e complexas. A prova de português é longa e cansativa. Procure estudar muito atualidade, pois a banca cobra muita jurisprudência.
Pegadinha: Muitas questões de toda a prova são para assinalar certo e errado, por isso atenção redobrada, pois ela pode ser toda anulada caso acerte parcialmente.
Dicas: Evite chutes, pois eles podem diminuir seus pontos e pratique leitura rápida, porém concentrada para não perder muito tempo. Faça simulados com perguntas e alternativas.

Banca: Cesgranrio
Tipos de concurso: Realiza concursos da Petrobras, Bancos, IBGE e faz seleção da Liquigás.
Prova: As questões não são muito complexas, são medianas.
Pegadinha: Mesmo o restante da prova não parecendo muito difícil, a de inglês tem um nível mais alto em relação às questões de interpretação.
Dicas: A banca costuma usar questões antigas nos novos concursos por isso busque praticar provas anteriores.

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Tipos de concurso: A banca realiza concursos de câmaras municipais, de algumas secretarias e órgãos, da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do exame de ordem (OAB).
Prova: A dificuldade muda muito de prova para prova, não possui um padrão. Porém a prova de português traz textos longos e na de Direito são cobrados casos práticos.
Dicas: Não deixe nenhum item do edital fora dos seus estudos, atenção a bibliografia exigida e faça exercícios variados.

Banca: Consulplan
Tipos de concurso: Essa banca realiza concursos de prefeituras, Correios, IBGE, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Embrapa, Aeronáutica, Ministério da Educação, entre outros
Prova: A prova conta com textos curtos e objetivos. Nas questões de português são focadas na gramática normativa e não exige uma leitura longa.
Pegadinhas: Essa banca também respeita todo o edital, por isso deve estudá-lo bem.
Dicas: Mantenha uma afinidade com o perfil das provas, refaça questões de concursos anteriores.

Banca: Vunesp
Tipos de concurso: A banca realiza concursos da Polícia Civil e prefeituras do estado de São Paulo, tribunais de justiça, Cetesb, entre outros.
Prova: A prova em geral não é muito complexa. As questões de português cobram muita gramática e de Direito o texto da lei.
Pegadinha: O perfil da Vunesp é de uma prova tranqüila, mas como estão querendo mudar fique atento e estude muito.
Dicas: Decore textos de lei, estude bem gramática e resolva provas anteriores para ficar mais em “casa” com a banca.

Banca: Esaf
Tipos de concurso: A banca realiza concursos da Fazenda e Tesouro Nacional
Prova: As questões são extremamente bem elaboradas e complexas. Na prova de Direito é muito cobrado a escrita da lei.
Dicas: a banca não cobra todos os itens do edital, por isso faça provas anteriores para direcionar seus estudos.

Já sabe onde ser preparar?
Conheça o Hamplia Prime. Nesse curso abordaremos as disciplinas que são cobradas nos principais concursos do país. Através de teoria e exercícios, nossos professores apresentarão os principais pontos cobrados em concursos, para que você possa aprender de vez o conteúdo e reter o conhecimento até a prova. Traremos questões resolvidas de diversas bancas para garantir que você esteja preparado e seguro para as provas que realizar. 

Clique aqui e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário