quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Redação para o TRE-RJ: dicas

O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (Concurso TRE RJ 2017), oferece vagas para o ensino médio e superior com salários que chegam a R$ 6.376,41 para Técnicos e de R$ 10.461,90 para Analistas, além dos benefícios do vale alimentação,  assistência pré-escolar por filho de até seis anos, entre outros.

O TRE-RJ tem um dos concursos mais concorridos e desejados pelos candidatos. Para o cargo de Técnico Judiciário/Área Administrativa será aplicada também a prova de redação que é muito temida pelos concorrentes.

A redação tem caráter eliminatório e é avaliada numa escala de 0 a 10 pontos, necessitando o candidato obter nota igual ou superior a 6 para ser habilitado.



O critério de avaliação distribui 6 pontos para a abordagem do tema e desenvolvimento do conteúdo (aspectos macroestruturais) e 4 pontos para os aspectos microestruturais que vão perdendo ponto a cada erro de acentuação, ortografia, pontuação, tempos verbais entre outros.

A banca avaliadora é a CONSULPLAN, que exige um grande desempenho do candidato na abordagem do tema da redação, necessitando que possua conhecimento de variados assuntos, principalmente da atualidade do Brasil e do mundo, que esteja com a leitura em dia e domine a gramática e sua nova reforma.

Por isso para direcionar seus estudos para a redação da prova do TRE-RJ daremos algumas dicas valiosas a seguir:

  • A expressão é o item mais bem avaliado na prova de redação, por isso o candidato deve ser muito exato nas normas gramaticais com poucos ou sem nenhum erro. Isso já garante 50% da nota.
  • A prova de redação é forma de a banca analisar o candidato, sabendo como você se expressa e se está por dentro dos assuntos de interesse do órgão ou do cargo desejado. Por isso acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral e pesquise os temas mais relevantes, como funciona a instituição e sobre a vaga que vai concorrer, pois a banca preza muito por esse conhecimento e gosta de abordar esses assuntos.
  • 2018 será ano de eleição no Brasil, e como a prova será do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Rio de Janeiro alguns temas podem ser muito interessantes para a CONSULPAN pedir, como por exemplo: a democracia, a importância do voto, a influência da do voto na sociedade carioca, entre outros.
  • O texto da redação precisa de um bom aspecto formal, sem poluição visual, respeitando as margens e os recuos dos parágrafos e com certa harmonia, isso vai chamar mais atenção dos examinadores e influenciá-los a ler seu texto com mais dedicação.
  • Distribua bem as linhas de introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, suponhamos que terão 20 linhas ao todo, introduza com menor quantidade, use a maioria para desenvolver seu tema e finalize nas restantes. Porém tente manter os parágrafos com a mesma quantidade de linhas para harmonizar melhor.
  • E por fim a legibilidade textual é extremamente importante para a CONSULPAN, por isso cuide na hora da escrita para que saia mais limpa e legível possível, frisando bem os acentos e pontuação.
Prepare-se com a Hamplia


Com a Hamplia você tem mais chances de ser aprovado no concurso do TRE-RJ! Clique aqui e conheça os nossos cursos específicos para essa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário