quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Cespe/Cebrasp: saiba tudo sobre a banca do concurso da Abin

Conhecer a banca examinadora é um pré-requisito importante na hora de estudar e prestar um concurso público. Isso fica mais evidente, ainda, quando o concurso é realizado pela banca da Cespe/Ceprasp.

O Cespe é como o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebrasp) é abreviado uma segunda vez. Esse órgão responsabiliza-se pela organização de todo o concurso: edital, especificações, questões, aplicação de prova e correções.

A instituição é qualificada como Organização Social (OS) desde 2013, pelo Decreto 8.078 da ex-presidente Dilma Rousseff. Seus serviços são contratados sem a necessidade de um procedimento licitatório, caracterizando-se como uma das maiores bancas organizadoras do país com mais de 150 concursos realizados.



Como são as provas da Cespe?

Em geral, a Cespe cobra um raciocínio mais analítico que exija competência na interpretação de dados. As famosas “casquinhas de banana” são comuns nessa prova, que possui dois tipos de questões: certo ou errado e assertivas com até cinco alternativas.

Memorizar questões ou comparar provas anteriores não ajudarão nessa prova. Muitas vezes existe a mudança de uma única palavra que pode complicar o raciocínio lógico e invalidar uma alternativa que, na prova anterior, estava certa.

Fatos sobre a Cespe

·         As provas objetivas não são de múltipla escolha. Elas aparecem como “certo” ou “errado”, demandando uma atenção redobrada. É impossível resolver por eliminação de alternativas. É necessário ter conhecimento e uma boa base de interpretação de texto.
·         Erros anulam acertos. Em circunstâncias normais, o concurseiro teria 50% de passar ou não. A Cespe preconiza que: se você errar, você vai anular um acerto seu.
·         Difícil percepção de desempenho. Por serem provas complexas, muitas vezes o candidato não consegue avaliar o quão bem pode ter ido ou não.
·         É possível treinar com provas do mesmo nível. Não precisa se ater a concursos anteriores só do cargo que você quer. A Cesp leva o mesmo nível de complexidade a concursos de nível superior, possibilitando treinamento.
·         Quem deixa em branco, não ganha e não perde.

Dicas para uma boa preparação e prova da Cespe

É recomendado que você simule as questões da prova durante o seu estudo. É muito difícil prever o que vai ser mudado, uma vez que as questões da Cespe sejam longas e complexas, envolvendo até mesmo a multidisciplinariedade. Aprenda a ministrar bem o seu tempo e treine bastante. Isso pode te ajudar a sair na frente dos outros candidatos.

A Cespe não coloca todo o conteúdo no edital. Fique de olho no que foi cobrado nos concursos anteriores. Mas, cuidado. Não use as provas anteriores para tentar decorar questões que, possivelmente possam cair de novo. Use-as de referência para entender a metodologia proposta.
Entenda que as provas aplicadas pela Cespe possuem apenas três tipos de resposta:
·         Certo.
·         Errado.
·         Em branco.

Tente não chutar. Questões em branco não são contabilizadas como erros, nesse caso. Apenas o “certo” e o “errado” podem ser julgados. Assim, sua melhor opção pode ser deixar em branco, em caso de dúvidas.

Concurso da Abin

Como você viu, a banca escolhida para o concurso da Abin é uma das mais difíceis. Portanto, se você quer aumentar as chances de ser aprovado, você precisa fazer um curso preparatório específico para este concurso. Clique aqui e conheça o curso da Hamplia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário