quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ciclo de estudos: o que é e como fazer o seu

 Não há uma fórmula mágica para conseguir ser aprovado num concurso público, mas sabemos que nenhum candidato consegue a aprovação sem que haja um grande esforço de estudos. Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelos concurseiros para administrar melhor o seu tempo é criar o ciclo de estudos.

Apesar de ser uma técnica recente, o ciclo de estudos vem possibilitando cada vez mais resultados positivos. Ele consiste na abordagem de todas as disciplinas por etapas, ou seja, o candidato deve estipular um período do ciclo e estudar apenas parte de cada uma das disciplinas programadas do edital.



O ciclo tem fim quando o aluno termina de estudar cada uma das partes definidas dentro do prazo. Após, cria-se um novo ciclo, com outra parte da matéria e com desafios diferentes, assim o candidato verá toda a matéria no tempo certo.

 Entenda melhor sobre a técnica do Ciclo de Estudos

O candidato deve definir todas as matérias a serem estudadas de acordo com o edital e posteriormente determinar parte de cada matéria a ser aprendida em um certo período de tempo para cada, sempre com um prazo inicial e final para o ciclo.

Ou seja, com a definição desse ciclo, que pode ser criado em planilhas ou em tabelas feitas à mão, o concurseiro não deixará de ver nenhum conteúdo e não ficará perdido com tanto assunto de uma única de disciplina, pois o ciclo é feito justamente para intercalar os estudos de cada matéria para assim facilitar a compreensão.

Os que não estão acostumados com o método, podem se atrasar um pouco no começo, por isso o indicado é definir tópicos menores para não atrasarem, mas com o tempo ficará cada vez mais fácil cumprir o estabelecido no ciclo.

Além de ajudar o candidato ter maior sucesso no estudo de todas as matérias do edital, o Ciclo de Estudos também serve para medir o seu rendimento, pois ele consegue mensurar em quais matérias o candidato precisa de um tempo maior para se dedicar, com isso o concurseiro vai se adequando e melhorando a cada ciclo.

O ciclo de estudos também proporciona flexibilidade nos estudos, pois caso você termine uma matéria antes do planejado dentro do ciclo, o candidato pode usar o tempo restante em outra matéria que tenha mais dificuldade.

 Benefícios em montar seu Ciclo de Estudos

Como já dissemos, entre as tantas vantagens do Ciclo de Estudos a principal é conseguir estudar todas as disciplinas, sem negligenciar nenhum assunto, pois a falta de estudar alguma é uma das fases mais temidas pelos concurseiros.

Além disso, para conseguir seu aprovado no concurso é essencial que mantenha uma rotina de estudos, e esse método ajuda a criá-la. Caso haja alguma eventualidade, o estudante pode recuperar o conteúdo e também avaliar sua necessidade individual de estudo conforme determina o tempo de cada disciplina.

E pela diversidade de disciplinas estudadas por dia as que você não gosta serão obrigatoriamente estudadas, não havendo “brechas” para não ver o conteúdo. Assim, o esquecimento será reduzido e sua motivação aumentará gradativamente após cada ciclo.


Com o cérebro sempre fresco, o candidato consegue receber novas formas de raciocínio, e ele levará esse método para outras atividades da sua vida, pois aprende a gerenciar melhor o seu tempo em relação a outros compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário