quarta-feira, 11 de abril de 2018

Como ter mais disciplina para estudar para concursos


Por mais incrível que pareça, uma das principais dificuldades de um concurseiro não é encontrar as provas ou procurar por editais, mas, estudar. Isso acontece porque, por via de regra, fisiologicamente, nossa atenção tem pouca duração e facilmente nos distraímos.

É claro que isso pode ser controlado e exige até treino, mas muitas pessoas não conseguem concentrar-se eficientemente e acabam se dando um pouco mais do que mal.



Por isso, separamos algumas dicas legais pra te ajudar a ter mais disciplina para estudar para o seu concurso e ter um bom desempenho. Vamos conhece-las?


1.       Crie uma rotina

Você já deve ter ouvido falar bastante nesse tópico, mas, talvez, não tenha visto “como fazê-lo”, certo? Para criar uma rotina, você precisa saber do que você gosta ou não gosta. Simples, certo?

Isso quer dizer que você precisa encontrar o melhor horário que te deixa mais concentrado, fazer uma comidinha leve para passar o tempo e regular um tempo x com um despertador para estudar. Esse último tópico acaba sendo muito importante para propiciar a rotina e o desenvolvimento do hábito de estudar.

Comece aos poucos. Tire 30 minutos, depois uma hora e até três horas de estudo por dia. Tome nota para nunca ultrapassar esse tempo e comece por assuntos com que você tem mais familiaridade.

2.       Organize seu tempo

Não só utilize o despertador para ajudar nos seus estudos, mas, para te guiar o dia inteiro. Durma e acorde cedo, faça atividades todos os dias que te deem prazer, inclusive estudar.

Para ter bons resultados, você não precisa estudar todos os dias e o dia inteiro. Afinal, todos nós temos nosso próprio ritmo, que precisa ser respeitado. Você pode começar estudando duas vezes na semana, organizar-se para três ou quatro ou diariamente com o tempo e de acordo com a necessidade.

3.       Escolha um lugar diferente pra estudar, amplie seus horizontes!

Muitas pessoas – eu, inclusive – não conseguem estudar em casa. Por esse motivo optam por bibliotecas, escritórios ou até mesmo alugam algumas salas para este fim.

Procure um ambiente que te deixe mais despreocupado e confortável, que seja silencioso e preferencialmente te proporcione uma luz natural, desprovido de distrações.

Mantenha o foco no que está fazendo. Se ainda assim estiver difícil, você pode começar fazendo pequenos resumos sobre os temas que precisa estudar e lê-los depois.

4.       Estabeleça metas

Dentre as dicas abordadas aqui, acredito que essa seja a minha favorita. As metas são muito importantes do ponto de vista motivacional: se você disser que até o fim da semana quer aprender x assuntos, você vai.

Você pode até se recompensar no final da semana – o que faço, e muito – com uma saída com os amigos, com a namorada ou simplesmente um dia sentado no sofá assistindo a Netflix. O sistema de recompensas funciona e pode ser uma dica valiosa para você, que se distrai até demais.

5.       Não deixe as matérias mais difíceis pra depois!

É muito comum encontrar textos e mais textos falando pra começar pelas matérias mais fáceis: de fato, estou de acordo. O problema é que, muitas vezes, protelamos as mais difíceis e, em alguns casos, nem mesmo as estudamos por preguiça ou falta de afinidade.

A dica aqui é intercalar suas sessões de estudo com matérias que você gosta e desgosta. Fazendo isso, estará evoluindo nas duas e, quando menos esperar, estará gostando de ambas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário